quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Onde está o escotismo nos desenhos animados?



Ah, como era boa a época em que eu era escoteiro. Tirando um pouco a vergonha por falar que sou velho, essa "boa época" era há uns 12 anos. E isso que eu já estava quase saindo do movimento. Mas por que era boa? Ah! Porque os desenhos animados faziam a gente ter vontade de ser escoteiro.

Quem aqui nunca ouviu falar a seguinte frase: "Tu leu isso no Manual do Escoteiro Mirim?"? Essa era uma pergunta clássica dos amigos não escoteiros que viviam querendo tirar sarro de nós. Pelo menos de mim. Respondia que não, mas era bom saber que a Walt Disney divulgava, nos desenhos do Pato Donald e do Tio Patinhas, com a participação do trio Huguinho, Zezinho e Luizinho, o movimento criado por Baden Powell.

Tirando algumas diferenças entre o modelo norte-americano e o nosso, era divertido. Era uma forma de fazer a gente ficar grudado na frente da televisão tentando ser que nem aquele trio de bico amarelo que não usam calças para cobrir as partes de baixo. E sempre tinha alguém querendo fazer fogo só com dois pedaços de madeira, ou uma armadilha que, quando o bandido coloca o pé nela, o puxa para cima da árvore. Bons tempos de utopia.

Até os Simpsons já fizeram propaganda do Escotismo. Ok, era uma certa tiração de sarro, mas mesmo assim, falava.

Mas, e hoje, o que a gente tem para a criançada? Nada. Nenhum desenho animado que faça uma certa divulgação do escotismo. E isso é ruim. Não que devamos ver Naruto e outros animes falando como é bom ser escoteiro enquanto desce a porrada no inimigo. Mas por que não as "Super Espiãs demais"? Ou qualquer outro desenho que passa na TV Globinho? Ou na Ulbra TV?

É, pessoa... Os desenhos animados, das antigas, eram mais divertidos. E também mais instrutivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário